Prestação de Serviços, anexo III ou V?

Você não sabe por que está sendo tributado no anexo III ou V? Então descubra a diferença e o por quê você pode estar pagando mais tributos do que precisaria.


Anexo III

Nele está contido os serviços considerados como de caráter “não intelectual”, como os serviços de manutenção, lavagem, aluguel, entre muitas outras, sendo um dos anexos com mais atividades existentes. 

Anexo V

No anexo V são inseridas as atividades de natureza intelectual, técnica, científica, desportiva, artística ou cultural, que constitua profissão regulamentada ou não, desde que não sujeitas à tributação na forma dos Anexos III ou IV  

Diferenças entre os anexos.

O anexo III tem sua menor alíquota em 6%, já o anexo V em 15,5%.

Mas isso não é tudo! A empresa do Anexo V pode ser tributada pelo Anexo III quando o fator R for igual ou superior a 28%.
O fator R é a relação entre a folha de salários e a receita bruta dos últimos 12 meses. Ou seja, se a despesas com folha for de no mínimo 28% do valor da receita nos últimos 12 meses a empresa será tributada pelo anexo III.


Atenção na apuração, pois considera-se como despesas com folha, além das remunerações pagas diretamente aos funcionários, o FGTS, o pró-labore e o INSS pago na guia do Simples Nacional. Com isso com o planejamento correto a empresa pode ter uma diminuição considerável na carga tributária.